Membros OnLine: 0

Visitantes OnLine: 40

 
Web marketing e otimização de sites melhor programa enviar email PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 1
PiorMelhor 
Guia Web Design

 

Web Marketing e E-mail Marketing

Web Marketing, é qualquer esforço promocional realizado por meio da Web. Mesmo que você possua o melhor e mais interessante site do mundo, você vai precisar fazer algum esforço para dizer aos internautas que você existe e está aguardando visitas. É ai que entra a promoção através do Web Marketing. . É claro que existem outros canais como a TV, Rádio, Revistas, Outdoors... Mas como nosso canal de atuação é a Web, e portanto é lá que o nosso público está, é natural que os meios mais eficazes de geração de tráfego sejam aqueles realizados por meio do web marketing.

O quadro abaixo resume as quatro estratégias de web marketing mais utilizadas:

Estratégias de Web Marketing

Variantes

Custo

Retorno a Longo Prazo Trabalho de gerenciamento

SITES DE BUSCA

- Mec. de Busca
- Catálogos
- Metabuscadores
Baixo Alto Médio

eMAIL MARKETING

- Outlook

- Newsletter

Baixo Médio Alto

PROGRAMA DE AFILIADOS

- Pay Per Sale
- Pay Per Lead
Alto Alto Alto

ANÚNCIOS

- Banner
- Links Patrocinados
- Pop-up
- E-zines
Alto Médio Baixo


Estratégia 1 de Web Marketing: Sites de Busca

Os Sites de busca são de longe a forma mais popular de localização de informações e produtos na Web. Justamente por isso ocupa um lugar de grande destaque entre as estratégias de web marketing. Pesquisa realizada pelo Forrester Institute entre 8.600 residências com acesso a Web, mostra que quase 60% dos internautas se utiliza dos Sites de busca. Em segundo lugar vem o e-mail com cerca de 38%. Sem dúvida, o ponto forte dessa estratégia é o fato que a maior parte dos sites de busca são gratuitos, embora haja uma tendência muito forte de cobrança por parte dos grandes sites que prestam esse serviço. O Gerenciamento dessa estratégia é bem trabalhoso no início, na fase de montagem e registro do site. Após esse período, o trabalho consiste de acompanhamento da classificação e eventuais atualizações.

Você vai encontrar informações mais detalhadas sobre os sites de busca em: Sites de Busca

Estratégia 2 de Web Marketing: e-Mail Marketing

As pesquisas de comportamento do usuário, indicam que receber e enviar e-mails é disparado a atividade mais realizada pelos internautas, seguida de longe pela leitura de notícias e diversão. Isso indica que não dá para imaginar um site bem sucedido que não tenha sistemas e canais de comunicação muito bem arejados com seus visitantes. Quando se fala em eMail Marketing, as pessoas pensam imediatamente em mala-direta eletrônica, não autorizada (spam). Prática que não deve ser seguida por empresas sérias. Na verdade, a grande força do eMail Marketing é sua agilidade como canal de comunicação com o cliente que autorizou a abertura desse canal (opt-in). A comunicação autorizada possibilita o conhecimento e o melhor atendimento das necessidades do cliente.

Veja mais sobre email marketing em: Email Marketing


Estratégia 3 de Web Marketing: Programa de Afiliados

Um programa de afiliados, é a montagem de rede de sites que divulgam o negócio e enviam potenciais clientes para o site do comerciante em troca de comissões sobre as vendas. Para implantar e gerenciar um programa de afiliados o comerciante precisa adquirir uma solução (software) que faça o rastreamento dos afiliados e possibilite o controle das vendas pelo comerciante e também pelo afiliado. Programas de afiliados ainda são novidade no Brasil, com poucas empresas utilizando essa estratégia de web marketing. No entanto, é certo que, da mesma forma que ocorreu nos Estados Unidos, os programas de afiliados se tornarão uma das formas mais eficientes de geração de tráfego.

Veja mais sobre programas de afiliados em: Programa de Afiliados

Estratégia 4 de Web Marketing: Anúncios

Na economia tradicional, os anúncios são peça fundamental na disputa pelo cliente e as empresas reservam parte expressiva de seus orçamentos em anúncios na TV, Rádio e mídia impressa. A WEB é um novo canal com características peculiares e um público mais qualificado, o que demanda uma comunicação de mais alto nível. É o que muita gente chama de Soft-Marketing. A grande novidade são os links patrocinados - anúncios pagos em sites de busca -- que estão ganhando fatias expressivas dos recursos destinados à publicidade on-line. É importante, quando se trata de anunciar, não se perder de vista que o objetivo não é apenas a geração de tráfego mas o “Mind-share”, ou seja, a presença da marca na mente do consumidor. Se 100 pessoas clicaram em determinado anúncio, muito provavelmente milhares de pessoas a marca.

Na seção Banner você vai encontrar mais informações sobre anúncios na forma de banners. Em Links patrocinados mais informações sobre essa forma de anúncios.

Conclusão:

Todas as estratégias de Web Marketing citadas aqui, com certeza vão gerar retorno para o seu site. O ideal seria utilizar todas e avaliar aquelas que melhor se enquadram nas características de sua empresa e, principalmente, nos objetivos estabelecidos. Para isso, é fundamental a observação de duas regras:

  • Acompanhar e quantificar o resultado do investimento realizado, ou seja, quantas ações desejadas (AD) foram realizadas, ex: visitas, compras, downloads, etc..

  • Comparar o retorno atingido com o investimento realizado. Isto poderia significar, por exemplo, responder a seguinte questão: quanto me custa a venda de meu produto “X” , se eu utilizar a estratégia “A” ? ou a “B” ou a “C” ?, e assim por diante.

Isso pode ser feito sem grandes dificuldades com a tecnologia disponível e representa uma das grandes vantagens do Web Marketing; a possibilidade de mensurar com precisão o desempenho e os resultados obtidos nos esforços promocionais.